top of page

Fototérmico X Fotovoltaico

Devido ás questões de sustentabilidade ambientais, necessidades atuais de racionalização do consumo de energia, assuntos sobre energia solar estão em alta nos dias atuais.

Os painéis solares já não são tão incomuns da sociedade e já são uma das formas alternativas de energia renovável mais difundida, porém, se confunde muito a diferença entre os sistemas fototérmico e fotovoltaico. Aqui neste post, vamos esclarecer de forma sucinta essa dúvida tão comum entre os possíveis consumidores.

Sistema Fototérmico:

Este tipo de sistema está relacionado com o uso da energia para o aquecimento do líquido ou gazes pela absorção dos raios solares. Esta técnica utiliza um coletor solar que irá captar a energia e um reservatório isolado termicamente onde o líquido ou gás será acondicionado.

O coletor pode ser classificado em dois tipos, como concentrador, usando dispositivo para concentrar a radiação solar, ou plano, que são as conhecidas e mais populares placas solares. Sistema Fotovoltaico:

Já esse sistema visa a conversão da energia solar em energia elétrica através de células fotovoltaicas. As células mais comuns são feitas de silício que passa por um processo de dopagem para adquirir as características necessárias. Cada uma das células possui duas camadas de silício, onde ocorrem a transferência de elétrons.

A associação de várias células fotovoltaicas e sua ligação a uma bateria ou acumulador gera a corrente elétrica que funcionará enquanto houver emissão de radiação solar.

As duas tecnologias são muito propícias para serem utilizada no Brasil, pois, o nosso país está na zona tropical onde há grande emissão de luz solar.


  • Sustentabilidade
  • Posts Recentes
  • Arquivo
  • Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page