top of page

Energia solar é usada para iluminar calçada do Recife

Quem passou pelo bairro Graças, Zona Norte do Recife, deve ter percebido na rua algo diferente iluminando a calçada. Não, não foi a luz do poste que foi instalada errada. Trata-se do pedeLUZ, um projeto que, além de iluminar o passeio público à noite, visa criar um novo conceito de planejamento integrado do espaço público na Cidade.

O pedeLUZ é um projeto autossustentável, pois ele utiliza lâmpadas de LED e placas de captação de energia solar. O processo de pesquisa, desenvolvimento e inovação foi viabilizado pelo Programa Nagi Maker, do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação do IEL-PE, em conjunto com o Fab Lab Recife, e pelo Fundo Socioambiental Casa, da Caixa Econômica Federal.

Clarissa Duarte - Arquiteta, urbanista e professora na mesma área na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) - persegue o conceito de planejamento integrado do espaço público desde a graduação. Esse assunto foi tema de sua dissertação de mestrado, que trata da relação entre o planejamento urbano e o uso da rua.

“Do ponto de vista da iluminação para as vias, para o leito da via, focada nos carros, a gente poderia dizer que é razoável. Mas a qualidade de iluminação pública para a escala do pedestre, focada nas calçadas, nas áreas de circulação prioritária de pedestres, é bastante deficitária”, critica.

“Foi uma reunião muito positiva. Tanto da abertura e aceitação dele para nos ajudar na instalação, como também de uma abertura para que a gente continue um processo, uma troca com a prefeitura para ver a possibilidade de a gente implantar isso em larga escala”, diz a professora. “Tudo depende da escala da implantação e dos incentivos e parcerias que a gente fizer. Pode vir a ser implantado na cidade inteira.”

Fonte: Folhape.com.br

  • Sustentabilidade
  • Posts Recentes
  • Arquivo
  • Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page