top of page

Brasil cresce em 6 meses com o número de instalações de painéis solares

A energia solar vem crescendo aos poucos no Brasil. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostrou que em abril o Brasil concluiu a instalação de mais de 10 mil painéis solares de energia. Juntos, eles geram 112 megawatts. Ainda não é muito, mas ao comparar com o ano passado que a eólica adicionou à rede 2.000 megawatts, mostra que a energia solar vem crescendo. Em outubro do ano passado, por exemplo, o Brasil tinha 5 mil painéis solares instalados na rede, ou seja, o número de instalações dobrou em seis meses.

Esse crescimento acontece quase que exclusivamente na microgeração de energia,o que mostra que o Brasil não está instalando grandes usinas centralizadas de energia solar, como faz com outras fontes de energia. Mas por outro lado, uma regulamentação criada e aprovada em 2012 permite que o próprio consumidor instale em sua casa, um painel solar e o conecte na rede de energia, trocando sua eletricidade por desconto na conta de luz.

Segundo o presidente da ENGIE Solar Rodolfo de Sousa Pinto, o crescimento da energia solar deveria ter sido ainda maior nesse último ano. Já temos tudo pronto, já existe tecnologia, estrutura e mercado. O que atrapalhou foi a crise econômica. "Quando acontece uma recessão tão forte quanto a nossa, qualquer um pensa duas vezes antes de fazer um investimento. No caso da solar, é preciso fazer um desembolso inicial. A crise reduz o número de pessoas que têm capacidade de fazer esse aporte." O valor de um painel solar pode variar, dependendo do lugar e do tamanho do telhado. Pode chegar em valores de até R$ 25 mil, e ainda não há bons meios financeiros para permitir que empresas e pessoas financiem esse valor.

Se a indústria de energia solar vem crescendo mesmo com uma perspectiva econômica difícil, a expectativa para médio e longo prazo é ainda mais otimista. O custo para a instalação de painéis deve diminuir com o ganho de escala, estimulando então novas instalações. Segundo uma estimativa da área de Regulação dos Serviços de Distribuição de Aneel, a microgeração distribuída deverá atingir a marca de 1,2 milhão de instalações até 2024. Um milhão de famílias e comerciantes brasileiros desfrutando de energia limpa e barata.

Fonte: Revista Época - 09/05/17

  • Sustentabilidade
  • Posts Recentes
  • Arquivo
  • Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page