top of page

Por que comprar painel solar no Inverno é uma boa ideia?

As placas solares funcionam através da luz e não do calor, independente do frio que esteja fazendo. Na verdade as placas solares funcionam melhor em temperaturas mais frescas do que em temperaturas quentes. Isso porque pelas, na sua maioria, são feitos de silício (o mesmo material usado em chips de computador) e este material é um semicondutor e todo semicondutor perde eficiência com o calor.

Mesmo em dias nublados, os painéis solares produzem energia elétrica. Contando que haja luz, seu sistema irá convertê-la em energia renovável. Como no inverno os dias costumam ser mais curtos, e o sol em sua posição mais baixa, as placas não produzem tanta energia no inverno quanto nos longos dias de verão com o sol forte.

Outro fator que influencia na produção de energia que é afetado pelas estações do ano é a posição do sol no céu. Para sistemas fotovoltaicos normalmente o melhor ângulo para se instalar uma placa solar é na direção Norte. Em um dia de inverno a posição no sol esta "mais baixa no céu" e o dia possui menos horas de sol assim. Como o angulo do sol pode não estar na posição ideal e a quantidade de horas de sol é reduzida, no inverno embora a temperatura seja ideal para o painel solar a produção de energia normalmente é menor.

Da mesma forma que a demanda por ar-condicionado aumento no verão a mesma coisa acontece com o painel solar por razões simples: No verão o calor é forte, as pessoas usam mais ar-condicionado e a conta de luz aumenta! Com menos demanda por painéis solares durante o inverno, este é o melhor momento para comprar o seu gerador de energia solar.

Fonte: Portal Solar

Foto: Portal Solar

  • Sustentabilidade
  • Posts Recentes
  • Arquivo
  • Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page