Please reload

  • Posts Recentes
  • Sustentabilidade

Quais são os países que consomem mais energia no mundo?

July 26, 2017

Hoje em dia a energia elétrica é fundamental para todos nós, desde meados do século 17 com o início de sua descoberta até hoje, o mundo se transformou de maneira positiva, e o crescimento e desenvolvimento de todas as atividades humana dependem quase que exclusivamente da eletricidade. Utilizamos essa fonte de energia para criar novas tecnologias e aumentar o conforto da sociedade.

Mas quais são países que mais consomem energia no mundo? Os primeiros colocados são China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Japão e Alemanha, estes países já conseguem distribuir essa energia para 99% de sua população de acordo com os dados divulgados recentemente pelo Banco Mundial. O Brasil ocupa a sétima colocação neste ranking.

Sobre essa quantidade de consumo, de acordo com o relatório, 80% do total consumido mundialmente está nas 20 maiores economias do planeta, incluindo os Países emergentes. A China e os Estados Unidos juntos, são responsáveis por 40% do consumo de todo o mundo. Já na lista dos Países que possuem a maior população sem acesso a energia elétrica, quem está no topo é a Índia, com mais de 300 milhões de pessoas nessa condição. Ainda segundo o relatório, em torno de 2,8 bi de pessoas ainda utilizam a queima da madeira como por exemplo, como fonte de energia em suas casas.

As principais fontes de energia e a geração de eletricidade por combustível dos países que mais consome são: Carvão com 40,8%, Gás Natural com 21,6%, Hidro com 16,4%, Nuclear com 10,6%, e Óleo com 4,3%, depois aparecem fontes de energia renováveis, como a solar e a eólica, estes dados são do relatório Key world energy statistics feito pela IEA (International Energy Agency) divulgados em 2016. No Brasil, as principais são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além das outras como gás natural, energia nuclear e a energia solar que ainda são pouco utilizadas.

A energia solar vem ganhando cada vez mais espaço no mundo, diversos países já constataram as enormes vantagens em ter em sua produção energética. A energia elétrica obtida a partir do sol não causa impactos no meio ambiente, energia limpa e renovável que ajudam a suprir a carência energética em países que não possuem, ou possuem poucas fontes tradicionais como a de hidrelétricas e termoelétricas.

 

 

 

Fonte: Portal Solar

Foto: MMSolar


 

Share on Facebook
Please reload

  • Siga
Please reload

  • Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2018 MM     |   Tecnologia e Sustentabilidade.     - Todos os Direitos Reservados             |     Desenvolvimento: HTML5 UP  /  Wix