top of page

Praça pública de Campinas agora tem iluminação alimentada por energia solar

Hoje em dia mundo vem buscando uma forma de impactar cada vez menos o meio ambiente. E a energia solar é uma alternativa que está atraindo rapidamente o interesse das pessoas. Os painéis solares produzem eletricidade convertendo a energia do sol em calor muito elevado. E isso acontece através de várias configurações das placas receptoras. A partir daí, o calor é direcionado através de um gerador de energia convencional.

Essa tecnologia inovadora de iluminação por energia solar, ganhou destaque em uma praça no Jardim Chapadão em Campinas, a Praça Osvaldo Aranha. Agora, esse novo modelo conceitual traz uma iluminação pública mais moderna, e garante outros benefícios como segurança aos frequentadores da praça por exemplo. Desde o mês de maio deste ano, a praça que tem uma área de mais de 12 mil m², o equivalente a mais de dez estádios de futebol, está se beneficiando da energia solar para sua iluminação durante a noite. Foram instalados 114 postes especiais que são equipados com lâmpadas de LED na praça. Sendo, que 4 deles funcionam como receptores dos raios solares durante o dia captando a energia solar, armazenando e distribuindo para o sistema de cabos de energia que estão enterrados sob a praça. A iluminação é controlada de forma automática onde é determinado o momento em que elas devem ficar acesas ou apagadas.

Segundo as informações do prefeito e dos moradores do bairro, com o uso dessa energia solar e a praça bem iluminada confirma a melhora na segurança no local. O projeto é resultado de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) fechado entre a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que não gerou gastos à Prefeitura. A praça foi totalmente reestruturada e limpa, as árvores foram podadas para facilitar a captação dos raios de sol, e o local agora serve como inspiração para ações sustentáveis. A vantagens de se ter esse tipo de iluminação, e entre elas está a possibilidade de diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Se mais pessoas, entidades ou governo adquirissem um gerador de energia solar o meio ambiente seria muito beneficiado e nós também.

Para saber mais sobre energia solar acesse nosso site www.mmsolar.com.br e saiba como você também pode ajudar o meio ambiente.

Fonte: Portal Solar

Foto: Portal Solar

  • Sustentabilidade
  • Posts Recentes
  • Arquivo
  • Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page