Please reload

  • Posts Recentes
  • Sustentabilidade

Para economizar na conta de luz entidades em Minas Gerais buscam fontes alternativas como a energia solar

September 13, 2017

A preocupação com o meio ambiente, o aumento do consumo mundial são alguns dos motivos que colaboram para a procura por energia gerada por fontes naturais crescer anualmente. Dentre as que são exploradas, a energia solar tem se tornado a mais popular. Ela é uma das melhores alternativas em termos de fontes naturais para suprir as necessidades de consumo elétrico. Sabendo disso, o estado de Minas Gerais tem investido cada vez mais em energia solar, como fonte de eletricidade sustentável e limpa. 

 

De acordo com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Minas Gerais é o estado brasileiro que mais utiliza a energia solar. A Universidade Federal de Lavras, por exemplo, possui uma usina solar experimental funcionando. A usina é uma iniciativa realizada em parceria com a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). O experimento possui 250 placas fotovoltaicas que transformam a luz solar em eletricidade.

Buscando economia, quem decide substituir a energia elétrica convencional por energia solar, tem seu investimento recuperado sem incertezas. As placas solares geralmente duram de 40 até 50 anos. De acordo com o professor de física e coordenador de energia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), além dos benefícios, como a vida útil dos equipamentos, as demais vantagens podem ser percebidas em pouco tempo.

 

Também em Lavras, uma empresa especializada em operações logísticas para ferrovias, portos e terminais integrados fez um investimento de R$ 230 mil reais com o objetivo de criar uma usina fotovoltaica. O projeto faz parte de um programa de sustentabilidade chamado Selo Verde. Além de beneficiar o meio ambiente, estima-se que com a economia gerada a empresa poupe cerca de R$ 36 mil reais por ano.
Ainda em Minas Gerais, na cidade de Machado, outra companhia optou pelo uso da energia solar para reduzir os gastos com energia. Em maio do ano passado houve a instalação do primeiro sistema de energia sustentável e o retorno financeiro significou 27% do investimento feito.

As placas solares e a energia solar fotovoltaica podem ser aplicadas para iluminação rural, bombeamento de água, sistema de luz e telefonia, sistemas de irrigação, cerca elétrica, oxigenação de lagos, e ainda outras funções. Além do fator financeiro, a tecnologia é uma fonte segura para o ambiente, pois  trata-se de energia limpa e 100% renovável.

Quer saber mais sobre placas solares e a energia solar fotovoltaica?Acesse nosso site www.mmsolar.com.br e saiba mais.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Portal Solar

Share on Facebook
Please reload

  • Siga
Please reload

  • Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2018 MM     |   Tecnologia e Sustentabilidade.     - Todos os Direitos Reservados             |     Desenvolvimento: HTML5 UP  /  Wix