Please reload

  • Posts Recentes
  • Sustentabilidade

Portos no Paraná estão utilizando energia solar para a sinalização

October 18, 2017

Um exemplo de sustentabilidade no canal de acesso aos portos do Paraná, onde as lanternas das boias de sinalização funcionam com energia solar. De extrema importância e necessidade para a aproximação de navios no período noturno, as baterias das lâmpadas que operam com energia solar são mais ágeis e diminuem grandes impactos ambientais.


São 63 boias ao todo, ao longo do canal de navegação todas possuem sua própria iluminação, que serve como orientação e sinalização aos navios que chegam ou deixam os portos, assim, as atividades podem acontecer 24 horas por dia. O sistema inserido em todas as lanternas tem a capacidade de captar a luz solar, por esse motivo, é possível ter energia elétrica que é aproveitada durante noite.

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), diz que o uso da energia solar nas lanternas das boias, além de diminuir o uso da energia convencional, ainda vai melhorar o serviço de sinalização. Mesmo expostas diariamente ao sol, água e outros fatores da natureza, as lanternas e boias são resistentes e possuem bastante vida útil, com duração de até cinco anos cada uma. 

Uma outra vantagem para os Portos é que as lâmpadas não precisam ser retiradas todos os dias para receber carga convencional, a praticidade gerada  por energia solar é que a verificação acontece apenas duas vezes por mês, tempo suficiente para identificar a durabilidade das baterias e a necessidade de troca.


Os Portos do Paraná que utilizam a energia solar como aliada, já reduziram custos de forma sustentável e estão mantendo um alto desempenho em suas operações.


 Atualmente, existem mais de 40 projetos ambientais da Appa que tem como objetivo a preservação dos recursos naturais. A longo prazo, a energia solar é uma alternativa mais barata do que a energia elétrica convencional, fornecida pelas concessionárias hidrelétricas. Estas possuem um alto custo, tornando a energia solar ainda mais atrativa financeiramente.

 

Quer saber mais? Acesse www.mmsolar.com.br e fique por dentro de tudo que acontece sobre o mundo solar.

 

 

 

 

Fonte: portal solar

Foto: portal solar
 

Share on Facebook
Please reload

  • Siga
Please reload

  • Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2018 MM     |   Tecnologia e Sustentabilidade.     - Todos os Direitos Reservados             |     Desenvolvimento: HTML5 UP  /  Wix