BNDES e BDMG lançam linhas de financiamento para investimento em energia fotovoltaica
Assessoria da FIEMG facilita acesso ao crédito
Empresas e pessoas físicas que possuem investimentos em energia fotovoltaica têm agora mais oportunidades de desenvolvimento para o seu negócio e podem contar com o apoio da FIEMG para o fácil acesso ao crédito.
BNDES e BDMG lançaram recentemente duas importantes linhas de financiamento: o BNDES Fundo Clima, para máquinas e equipamentos novos nacionais, e BDMG Solar Fotovoltaico, para a compra de equipamentos importados. "É uma oportunidade ímpar para as empresas aproveitarem e investirem em seus negócios, com créditos a juros bem abaixo do mercado e prazos maiores para pagamento”, afirma Letícia Ataíde, gerente de Capitalização e Acesso a Mercados da FIEMG. A assessoria em financiamento da FIEMG é fruto de uma parceria com o BNDES e BDMG, e atendem micro e pequenas empresas de todo o estado, gratuitamente.
Alternativa - segundo dados da Annel, em 2016, o número de microgeradores de energia solar cresceu 407% em relação ao ano anterior. A expansão acentuada aconteceu principalmente em residências (80%). Para 2024, o órgão estipula que serão 886,7 mil unidades consumidoras que receberão créditos dessa energia, totalizando uma potência instalada de aproximadamente 3,2 GW.
A linha do BNDES, além de atender pessoas físicas, está aberta para quem precisa investir em mão de obra. As empresas que optarem pode este financiamento devem estar cadastradas no CFI – Credenciamento de Fabricantes Informatizado. O BDMG atende as empresas mineiras e também é repassador do Fundo Clima (clique aqui para acessar a lista completa dos produtos credenciados).
Confira no quadro abaixo as características de cada linha: