top of page

A importância da Infraestrutura de TI

Sabendo a origem do termo podemos definir que Infraestrutura é o alicerce interno de uma empresa, é a base da viabilização do negócio. Portanto a Infraestrutura de TI existe para dar assistência ao negócio em um âmbito global da Tecnologia da Informação, é o alicerce da empresa e não a própria empresa.


Vemos muitos profissionais implantando soluções em suas empresas sem o mínimo de impacto de melhoria para o negócio, seja o impacto grande ou pequeno, estão apenas visando a inovação de tecnologia, o layout, mas inovação sem aproveitamento não favorecerá a empresa. O departamento de Infraestrutura de TI apenas crescerá se a empresa crescer e por isso temos que trabalhar a favor do “lucro”. A Infraestrutura de TI está para disponibilizar serviços, recursos, manter serviços existentes e por último, solucionar problemas dos serviços que auxiliam nos recursos utilizados pelo cliente, seja ele interno ou externo. No caso o cliente interno = funcionário e o cliente externo = cliente da empresa.


Conceito de negócio e Infraestrutura de TI


Sua empresa precisa de competitividade no mercado, e para isso você precisará de uma ESTRATÉGIA em que a TI terá a iniciativa de criar, mudar e melhorar o processo atual visando melhorar a relação com o cliente, onde terá que ter um resultado financeiro positivo fazendo com que sua empresa torne-se mais competitiva no mercado.

Sintetizando a ideia em um âmbito geral, a TI está para auxiliar a empresa a ter maior competitividade no mercado frente aos concorrentes.

As grandes empresas possuem informações de fornecedores, funcionários e clientes armazenadas e confiadas à disponibilidade e segurança da Infraestrutura de TI. Infelizmente existem históricos tristes de empresas que praticamente recomeçaram do zero por uma falha de TI que ocorreu, comprometendo toda a informação que eles tinham. As decisões de Infraestrutura de TI são as mais importantes dentro das decisões relacionadas. Os custos de investimentos representam cerca de 55% dos investimentos da empresa na área de TI.


Modelo de Estrutura Física de TI


Para tentar ilustrar a importância da Infraestrutura de TI temos uma pesquisa publicada pela IDC, onde se mostra um relato anual do universo digital – informação que é criada, capturada e replicada em forma digital.


Em 2010 eram 988 exabytes (1EB = 1,000.000.000GB). Segundo o IDC a participação da informação organizacional neste todo de informação deve subir de 25% para 30%. Só para termos uma ideia, o banco de dados do Wal-Mart, já em 2004, era de 0,5 PB (1PB = 1000TB / 1TB = 1024GB).


As razões apontadas pelo estudo para este rápido crescimento da base de informações são:


1. O crescimento do uso da Internet; 2. Disponibilidade de banda larga; 3. Conversão da informação analógica em formato digital; 4. Queda dos preços e aumento de desempenho de diversos dispositivos digitais.


A queda do preço de unidades de armazenamento e o crescimento do poder de processamento de dados tem provocado uma rápida adoção por parte da indústria de aplicações intensivas em transações e análise de dados. Se não houvesse Infraestrutura correta e organizada, nunca teríamos toda essa informação gerada e o mais importante, disponibilizada de forma tão exponencial.





  • Sustentabilidade
  • Posts Recentes
  • Arquivo
  • Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page