top of page

ECONOMIA NA CONTA DE LUZ ATRAI CONSUMIDORES MINEIROS A INVESTIR EM ENERGIA SOLAR

Segundo os dados Absolar - Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o Estado de Minas Gerais é o maior em número com equipamentos solares, com um total de 3.540 sistemas, na frente de São Paulo, que tem 3.166 equipamentos instalados. O diretor da Facilita Energia Solar Soluções, Geovane Câmara, afirma que cada vez mais as pessoas passaram a buscar a energia solar para consumo próprio. Pois além de ser uma energia totalmente sustentável e limpa, gera economia e não causa danos ao meio ambiente.

Os equipamentos solares que são instalados nos telhados e quintais possibilitam aos consumidores, comerciais e domésticos, diminuir a conta de energia. Além disso, o investimento sai barato, levando em conta que o sistema garante o fornecimento de energia para uma família inteira e ainda permite conceder o excedente para um vizinho, ação chamada de compartilhamento. Para os donos de empreendimentos como, hotéis, padarias, açougues e sorveterias, que consomem muita energia e têm equipamentos que ficam o tempo todo ligados, a geração de energia própria é muito vantajosa! É possível recorrer ao financiamento bancário para comprar os sistemas fotovoltaicos, o que atrai muitos consumidores mineiros a investir na placa solar. Muitas entidades em Minas Gerais já procuram fontes alternativas, como a energia solar, para economizar na conta, e o resultado sempre é vantajoso. Até o ano de 2026, o Ministério de Minas e Energia prevê uma expansão de 125%. O Estado de Minas Gerais se destaca no setor como a unidade da Federação que mais recebe investimentos em megausinas solares. Também é o estado com maior quantidade de sistemas de microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica, aqueles em que o próprio consumidor gera a energia consumida com painéis solares instalados em telhados de residências, comércios, indústrias, edifícios públicos, fazendas e sítios. A conta de luz comum tem reajustes altos e isso contribui para que as pessoas procurem e invistam nos sistemas próprios de geração de energia. Os consumidores estão cada vez mais em busca de novas formas de economizar. O diretor da Absolar aponta que para o mercado da energia solar avançar ainda mais, é necessário que o governo federal libere mais linhas de crédito para pessoas físicas. De acordo com a Absolar, os consumidores residenciais lideram o uso da energia solar fotovoltaica, representando 42% da potência instalada no País.

O presidente da Absolar afirma que a tendência é que Minas Gerais, em breve, também assuma o destaque na geração de energia solar por usinas de grande porte, pois o estado já tem contratado cerca 430MW de usinas que ainda vão entrar em operação. Minas Gerais é o Estado brasileiro que mais utiliza energia solar.

Nós da MM Solar temos as melhores soluções de acordo com sua necessidade e possibilidades do seu projeto. Somos especialistas em:

- Estudar a viabilidade;

- Dimensionar o Sistema Gerador; - Elaborar os Projetos; - Executar, Instalar e monitorar os sistemas geradores; - Instalar e dar manutenção em sistemas Fotovoltaicos ON-GRID OU OFF-GRID; - Elaborar Projetos Elétricos; - Fornecer Materiais Elétricos; - Prestar Consultoria em eficiência energética; - Monitorar sistemas geradores funcionando.

Faça um simulação conosco sem compromisso.

  • Sustentabilidade
  • Posts Recentes
  • Arquivo
  • Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page